sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dario Pedrosa é agredido após fazer cobertura da ação da PF em Soure/Salvaterra.


Por Dário Pedrosa

A democracia na informação é um tema que tem sido debatido nas diversas esferas sociais do Brasil. Pois a garantia do cidadão a ter acesso as informações sobre fatos de seu interesse é uma defesa sem contra argumentos. No entanto, a história deste país nos remete a sempre lembrar das ditaduras impostas por atos como o AI-5 e o golpe militar. Quando milhares de pessoas desapareceram, sendo mortas ou simplesmente expulsas do país por serem entendidas como ameaçadoras a soberania nacional. Esta mesma soberania era usada para justificar os atos grotescos de atentado contra a dignidade humana, com torturas e mortes sem que os culpados tivessem sofrido nenhum tipo de punição.
liberdade_imprensaNo Marajó somos um dos únicos a mantermo-nos firmes no propósito de garantir a informação sem máscaras. Eis o porque do crédito e da confiabilidade nas noticias por nós publicadas e até mesmo reproduzidas por outros veículos como jornais, revistas, sites e outros blogs. Pois nossos textos, na sua maioria, são de produção própria. Evitamos copiar o que é produzido, por terceiros a não ser que se faça necessário.
elefantaMas a garantia deste direito tem-nos saído caro, pois muitos não compreendem o objetivo do nosso trabalho e acreditam estarem sendo perseguidos ou expostos demais. Outros buscam a proteção valendo-se das relações pessoais e outros buscam mesmo a violência para se impor como superiores aos demais pelo simples fatos de serem portadores de recursos financeiros, muitas das vezes adquiridos de maneira ilícita. Pois bandido nunca quer ser chamado de bandido e tratado como tal.
sem48_13Lucio Flávio Pinto, um dos mais polêmicos jornalistas do Pará, já foi vítima de agressões físicas por publicar denuncias contra poderosos do jornalismo no estado, mas não desistiu do seu trabalho. Muito pelo contrário, teve reforçada sua tese de que precisava manter-se forme para o bem da democracia.
Já sofremos ameaças das mais variadas possíveis, até mesmo de morte. Advindas de bandidos, traficantes, políticos corruptos, mafiosos e demais marginais. Todos por terem sido objeto de nossas matérias por fatos reais e descritos em nosso espaço. Estas publicações incomodam muito, pois expõem as vísceras dos canalhas que acreditam que o crime ainda compensa, até que a policia coloque suas mãos sobre eles e os mesmos virem noticia.
O recente episódio da visita dos Agentes Federais a Salvaterra e Soure na operação Proteu, rendeu muitos desdobramentos. Um deles foram as prisões e revistas feitas pelos federais em vários endereços das duas cidades. Figurões do meio político e empresarial da região tiveram suas vísceras expostas pelas forças federais e entraram para o rol da fama. Viraram noticia da forma menos almejada por qualquer um.
No entanto, a filha de um certo político conhecido em Soure, por sinal presidente da Câmara de Vereadores, resolveu valer-se da condição de mulher para buscar a “justiça” pelo seu pai. Condição de mulher por que sabe que com o discurso do sexo frágil pode se livrar de um resposta a altura, até que a paciência tenha se esgotado. Na noite do ultimo domingo, 28, logo após a apresentação do cantor Tony Melodia, no Varanda Bar, a moça, que mais parecia uma elefanta bêbada, subiu ao palco sorrateiramente e efetuou um ato de agressão física contra este repórter.
imprensa-livreA bolofinha valeu-se da surpresa para alcançar seu intento mas ainda foi empurrada de cima do palco e se espalhou com as pernas abertas numa cena hilária e degradante, pra não dizer humilhante. O episódio seguiu-se de um confusão generalizada entre desafetos da infeliz garota e pessoas discordantes de seu ato ridículo.
A situação foi levada ao conhecimento da autoridade policial onde foram abertos os procedimentos. O Delegado Luciano Cunha, movido por uma ligação anônima ainda saiu ao encalço da meliante, mas não conseguiu conduzi-la até a delegacia, devido a mesma ter sido escondida por familiares dentro de uma casa.
salvaterrafmlogoA elefanta bêbada agora vai responder na justiça a duas ações, uma civil e outra criminal, para aprender a lição de maneira bem dolorosa. Pois, sendo condenada, a garota deverá ter sua vida profissional futura bem complicada, uma vez que qualquer concurso público que vier a fazer terá em seus antecedentes os impedimentos. Além da revolta de todos que presenciaram o ato insano e transloucado de fúria desmedida. Comum dos despidos do menor resquicio de moral ou vergonha nacara.
Que sirva de lição a todos os demais. Nós profissionais da informação, apenas garantimos ao povo o direito ao conhecimento dos fatos como eles ocorrem e são registrados pelas autoridades competentes. Como negar o que publicamos? Por que esconder a verdade? O povo precisa saber em quem tem votado e quem são os homens que se dizem defensores da lei e da ordem. Que gritam e acusam, que se impõem e humilham por terem poder e dinheiro. Se consideram os donos da cidade. Mas nós somos a maioria, somos o povo. Não temos dinheiro nem poder. Temos apenas nossa voz e nossa capacidade de escrever e publicar para que todos saibam, sem nos escondermos atrás do anonimato, como tem sido feito por muitos. Nossa responsabilidade é com quem nos lê e ouve.

Fonte: http://dariopedrosa.com/elefanta-bebada-faz-estrago-no-pagode/

0 comentários: