sexta-feira, 27 de junho de 2014

Nota ao povo de Soure

Recentemente, fomos surpreendidos por uma nota, que supostamente é de autoria do Bispo do Marajó, Dom José Luis Azcona, intitulada, PAZ PARA SOURE. Nela o bispo começa, “Esta decisão da Dr. Nadja desconhece perigosamente a profunda crise em que hoje se debate a sociedade sourense assim como o nível de tensão máxima com perigo iminente de um banho de sangue tanto da parte do povo como dos militares.”, ela reflete muito bem o que aconteceu no último dia 06 de junho, aqui em Soure, o problema não é a denuncia, mas sim a ameaça! Como pode um servo de Deus, ameaçar a decisão da Justiça Estadual com tamanha irresponsabilidade, afrontando todo o estado democrático de Direito?

Reunião que participei com o Bispo em Soure!
Fonte: Arquivo pessoal!


Calma, vamos mais ainda, ele prossegue, “Ele ameaçou a Comissão representante do Movimento Popular dizendo que também as família e residências dos membros da mesma poderiam ser queimadas e apedrejadas, assim como também a Igreja Católica. Estamos evidentemente diante do perigo publico numero um da sociedade sourense.”.

Essas duas afirmações nos bastam para escrever essa nota de repúdio, mas não podemos cometer injustiças, não cabe a mim membro da coordenação do Movimento Acorda Marajó esse tipo de atitude. Queremos saber do Bispo Prelado do Marajó, se essas são realmente suas palavras?

Se não o forem, pedimos e reiteramos a necessidade de se contrapor a elas, de forma urgente e breve!

Se o forem! Resolvemos tecer alguns comentários!

Em primeiro lugar eu, Marcelo Bastos, como membro da coordenação do Movimento Acorda Marajó, não reconheço no Bispo e nem o que ele chama de “movimento social” como legitimo para falar em nosso nome, fazemos parte clara e objetiva do movimento social na cidade e na região, somos parte de uma luta do povo sourense desde a nossa fundação, ainda como Movimento Vem pra Rua Soure, mas hoje como parte integrante do Movimento Acorda Marajó, que está organizado em Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, eu Marcelo Bastos, repudio publicamente por falar em nome dos movimentos sociais!

Em que fórum foi eleito para falar em nome dos movimentos sociais?

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde não representa a vontade popular em Soure, sequer representa todos os trabalhadores em Saúde no município, quantos filiados no sindicato têm no município de Soure?

Eu, como, um dos dirigentes do movimento Acorda Marajó, não falo em nome do povo Sourense, nem tenho essa pretensão, muito embora, gozamos de amplo respaldo e respeito desse mesmo povo.

Em várias oportunidades já obtivemos essa resposta do povo de Soure, chegamos em alguns momentos ter na prática essa relação consolidada, principalmente, quando em mobilizações pelos valores dos preços das passagens dos navios para a região fizemos o chamado para não que viajassem, e a resposta foi que em nenhum cidadão sourense partiu rumo ao Camará, em mais de uma oportunidade, diga-se de passagem, mas mesmo assim, não ousamos a falar em nome de todos!

Nosso método de luta é antecipado com organização, planejamento e participação ampla e aberta a todos!

Nesse exato momento que escrevo essa nota, saímos vitoriosos contra a ganância dos empresários, em plena compactuação com o Governo do Estado, reajustou em 18% os valores cobrados nas balsas, e eu como membro da coordenação do Movimento Acorda Marajó em Soure, me fiz presente em todas as etapas da luta, inclusive na negociação que deu fim a nossa manifestação no Camará, e hoje, recebemos o comunicado da Justiça do Estado, a mesma justiça que o Bispo acusa de “desconhecer perigosamente a profunda crise em que hoje se debate a sociedade sourense”, mas mesmo desconhecendo deu um parecer favorável a luta pela justiça social em nossa região!

Eu, como, membro da coordenação do Movimento Acorda Marajó não falo por todos, mas nossa luta atinge a todos invariavelmente, temos um modelo de organização que privilegia o debate, a democracia e a paz social.

Tanto que para realizamos a manifestação, mesmo com o tempo curto, resolvermos mandar ofício para todos os agentes de segurança pública do Estado que se fazem presente na região, e fizemos uma reunião em Soure, para discutir os detalhes e o processo de segurança para todos, e aproveitamos para agradecer a Policia Militar do Estado do Pará, a Superintendência dos Campos do Marajó e o Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, por ter nos recebido e prestado todo auxilio para manutenção da ordem pública.

Nossa pergunta é?

Onde estava o Bispo e os “Movimentos Sociais”, por que eles não fizeram o mesmo? A resposta a isso é que eles preferiram construir tensão e dor, em vez de luta pacifica e organizada. Por que não vieram em auxílio em nossa luta no Camará, estão afinal a serviço de quem?

Eu, Marcelo Bastos, membro da coordenação do Movimento Acorda Marajó repudio atos de violência, como forma de garantir direito, repudio veementemente a violência praticada por ordens do Sindicato da Saúde, contra o patrimônio publico, contra o patrimônio privado e contra a vida de pessoas, inclusive mulheres e crianças.

O que ocorreu não foi um levante popular, mas sim uma vingança contra aqueles que ousaram a desafiar o status de quem mandava em Soure por décadas, o que foi atacado foi a inversão de prioridades e programas sociais que estão ai para provarem isso!

Não estamos aqui para defender o prefeito João Luiz Melo, muito menos condená-lo, existem meios legais para se fazer isso, mas o Bispo e o SindSaude não o fizeram, preferiram agir como justiceiros dos barões e da elite de Soure! Subservientes ao capital que coloca nossa cidade em pleno século XVIII!

As palavras do Bispo em tom ameaçador foram as mesmas que o Sindicato o fez na frente da prefeitura naquela tarde do dia, 06 de julho, das ameaças as vias de fato, seu ódio, sua raiva não estava direcionada aos buracos nas ruas da cidade, se assim o fossem eles teriam destruído também os órgãos do Governo do Estado, que senta em cima dos convênios firmados para se trazer asfalto para Soure, mas sequer o Governador foi citado, em uma clara ação difamatória e com motivações políticas.

O Sindicato da Saúde serviu bem ao seu senhor, não o Deus vivo que tanto prega o Sr. Bispo, mas o Sr. Simão Jatene!

Queremos crer que inocentemente o Sr. Bispo foi usado, assim como o povo de Soure, pois temos a convicção que o povo de Soure não concordou com as atrocidades e crimes praticados por esses senhores, de forma vil e premeditada, cabe agora a Policia Civil fazer seu trabalho e denunciar ao Ministério Público, e a Justiça faça seu trabalho.

Eu, Marcelo Bastos, como membro da Coordenação do Movimento Acorda Marajó, não concordo com a violência praticada, nem com os atos de terror, nosso método privilegia o debate e o bom senso, agimos dialogando com todos os setores sociais, sem impor nada a ninguém e sem fazer ameaças, elas veladas ou não!

Eu, Marcelo Bastos, como membro da coordenação do do Movimento Acorda Marajó clama o povo de Soure para não caírem mais nas mentiras do SindSaude, que não representa nem a categoria deles, não vamos aqui deixar brechas para a violência gratuita, e conclamamos nosso povo sourense para participar politicamente da vida do município se manifestando quando assim o for necessário, mas dentro dos princípios de nossa Constituição, que foi intitulada cidadã!


Soure, 26 de junho de 2014.

Marcelo Bastos
Membro da Coordenação do Movimento Acorda Marajó!

Segue anexo a suposta nota do Bispo!

Ajuda na divulgação: PAZ PARA SOURE
(Dom José Luis Azcona-Bispo do Marajó)

“É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato” (Const. Bra. Art. 5, IV).
Com a sincera intenção de colaborar no inicio do processo de pacificação realista no convulsionado Município de Soure ofereço aos cidadãos paraenses estas reflexões.
A Presidente do Tribunal Supremo do Estado do Pará Dr. Luzia NadjaGuimarães está decidindo que o Sr. Macedo Presidente da Câmara Legislativa de Soure assuma a responsabilidade da Prefeitura.
Esta decisão da Dr. Nadja desconhece perigosamente a profunda crise em que hoje se debate a sociedade sourense assim como o nível de tensão máxima com perigo iminente de um banho de sangue tanto da parte do povo como dos militares.
O senhor Macedo não é idôneo para este serviço. Talvez seja a pessoa menos indicada para assumir como protagonista um processo necessário e urgente de pacificação e dialogo no município. A senhora Presidente desconhece que o dia 07 pela tarde deste mês o senhor Macedo na Prefeitura ameaçou com atacar com todas as consequências os que ousassem agredir sua residência. O mesmo repetiu no dia 09 na sessão extraordinária na Câmara Legislativa estando presente a Comissão enviada em caráter de urgência pelo Governador. Ele ameaçou a Comissão representante do Movimento Popular dizendo que também as família e residências dos membros da mesma poderiam ser queimadas e apedrejadas, assim como também a Igreja Católica. Estamos evidentemente diante do perigo publico numero um da sociedade sourense.
É possível que a Senhora Presidente ignore como no dia 09 pela tarde no edifício da Assembleia Legislativa o Sr. Macedo levantou calunias graves acusando publicamente ao Bispo do Marajó, aos Padres da Paróquia e a Igreja Catolica de serem os responsáveis pela gravíssima crise em que está mergulhado o municio de Soure. A Constituição Brasileira é lapidar quando afirma: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação” ( Art. 5, X).
A multidão, talvez de três mil pessoas que segundo o Senhor Macedo o coagiram a renunciar ao seu direito, o espera em Soure, talvez multiplicada por cinco que possivelmente o seguirá coagindo pacificamente ou com violência. E não será a Igreja com certeza quem estimulará esta possível violência. Não podemos fechar os olhos!.
Dª Luzia Nadja! O momento é grave. Está em jogo a sobrevivência de Soure. É questão de vida ou de morte. O povo de Soure, todo Marajó, o Pará todo aguardam sua decisão.
Como cidadão, como Bispo deste amado e sofrido povo de Soure levanto os braços para o alto e dobro os joelhos diante de Cristo pedindo ardentemente a Deus Paz! Paz, Excelentíssima Senhora, paz realista, legal e urgente!
E Tú, Senhor, dá-nos a paz!
Soure 25 de Junho de 2014
Dom José Luis Azcona
Bispo do Marajó

https://www.facebook.com/gisele.abdon.7

0 comentários: