sábado, 12 de julho de 2014

Força Newton, outras lutas em outros palcos!

Não me recordo o dia em que o vi pela primeira vez, mas isso não é importante, mas sim o momento histórico. Ah! Esse sim eu lembro bem, era o ano de 1988, ainda não havia a Constituição, era o debate central na época e a sociedade acabando de sair de uma ressaca de mais de 24 anos de ditadura militar, almejava dias melhores, e foi assim que o conheci, o Sr. Newton Carlos Freire Pereira, sim o Newton, ele era um dos militantes que estavam no dia a dia do Colégio Lauro Sodré, eu já participava ativamente da vida política do colégio, em dois turnos na manhã e na tarde, pois eu havia participando da fundação da Associação de Alunos e ex-Alunos do Colégio Lauro Sodré, era diretor de Cultura, mas tinha limitações em suas ações, e nesse período a luta política era por tudo, até contra a absurda fila que erámos obrigados a enfrentar para entrar na escola, meninos de um lado e meninas de outro, até o uso obrigatório do uniforme, éramos jovens e cheio de sonhos!



Da turma que participou da chapa “Em Prol da Juventude”, lembro-me de cada um, de cada companheiro e companheira, de cada luta, aqui mesmo no blog já escrevi algumas histórias, como a morte de uma estudante que nos obrigou a fechar a Almirante Barroso, inaugurando uma forma de luta ainda comum hoje em dias na frente das escolas, o Newton ainda tinha cabelo, morava com a Avó no Cúrio, e trabalhava na feira, lembro que saia da educação física e ia direto comer frutas e jogar conversa fora.

Ele estudava a noite, fazia o primeiro ano do antigo segundo grau, e com ele tinha o Eliezer e o Afonso, Reginaldo e o Carlos, ainda tenho contato com todos, em maior e menor grau, com o Newton, e com o pessoal da tarde e da manhã, fundamos o Grêmio Estudantil Gisele Miranda, onde ele foi seu primeiro presidente. Ele foi para a marinha logo depois, sua namorada estava grávida de sua primeira Olga e depois disso apenas eventualmente nos encontrávamos, e fui um tempo depois para Brasília.

Depois da minha chegada de Brasília, após 14 anos fora do Pará, ele no mesmo dia veio me visitar, e depois disso já passamos por tantas coisas, tantos conflitos, tantas disputas, mas muita amizade, muito respeito e acima de tudo muita cumplicidade.

Quero deixar claro que nossa divergência em fazer política não está na forma, mas expressa em um conteúdo, sou comunista e ele socialdemocrata, eu sou Remo e ele Papão, nada é perfeito, eu fumo e ele nem bebe, enfim, mas conheço poucas pessoas com o caráter, com a honestidade e a profunda sinceridade do Newton, que beira as vezes a loucura, mas ele faz isso por que ele realmente acredita em um mundo melhor, ele é do PT, ainda do PT que quer sonhar por um mundo melhor, um mundo onde a fome, a miséria, as doenças e a guerra possa ser apenas lembrança de Museu.

Meu amigo, escrevo essa carta, com um profundo pesar, saibas que fará falta nessa prefeitura, que parabenizar pelo seu tempo a frente da Secretaria de Saúde de Soure, e se cometeu erros foram apenas administrativos, nunca houve na Secretaria de Saúde uma gestão mais honesta e dedicada a esse povo, sou testemunha dos teus sacrifícios, em que mais de uma oportunidade vi você tirando dinheiro do bolso até para comprar medicamentos, vou deixar o valores de lado, esse eu tenho certeza que nunca foi ou mesmo será importante, saia de cabeça erguida e com a convicção do seu esforço e dedicação!

Te desejo sorte nesse novo desafio, tenho certeza que és o nome certa para a tarefa que se agiganta, mas eu tendo divergências com a Unidade na Luta, devo confessar que dessa vez o grupo acertou em indicar seu nome para essa tarefa, boa sorte!

No mais sigo o caminho que sempre seguimos, mas em estradas diferentes, mas tenho certeza que vamos nos encontrar em outas lutas e em outros palcos, pois somos assim lutadores, nascemos assim, e tenho convicção que morreremos assim, na luta pelo Socialismo, mas fica o depoimento de quem o acompanhou em muitas jornadas, se fiz críticas, se o decepcionei em algum momento peço desculpas, saibas que tenho orgulho de ser lutado ao seu lado, e que poderá sempre contar com seu amigo aqui, saibas disso, boa batalha, e que a vida lhe proporcione a paz e a serenidade que mereces. Um forte abraço de seu amigo.


Marcelo Bastos.

0 comentários: