segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Todos aos Ato em Defesa do Congelamento das Tarifas das Balsas!

Em junho passado, o Movimento Acorda Marajó, conjuntamente com a Cooperativa de Caminhoneiros de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, mais A Cooperativas de Vans de Salvaterra, articularam uma mobilização para se contrapor ao aumento concedido pelo Governo do Estado do Pará a empresa Henvil Transportes Ltda, responsável pela lina que faz o Belém-Camará-Belém, concedidos 18% de reajustes.



Na oportunidade os movimentos sociais paralisaram o porto das balsas, na voz do Rio Camará durante quatro dias seguidos, e que forçou a ARCON-PA e a Henvil sentarem na mesa de negociação para rediscutir o aumento nas tarifas, em nenhum momento o Movimento Acorda Marajó disse que o aumento era ilegal, mas era completamente imoral, a ilegalidade do aumento só veio com a decisão liminar de suspender o aumento, por parte da Comarca de Salvaterra, PROCESSO: 00020211520148140091 Ação: Ação Civil Pública em: 25/06/2014 REQUERENTE:DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARA REQUERENTE:MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARA REQUERIDO:AGENCIA DE REGULACAO E CONTROLE DE SERVICOS PUBLICOS DO ESTA REQUERIDO:HENVIL NAVEGACAO LTDA., quem assina essa liminar é a Juíza de Dirieto ALDINEIA MARIA MARTINS BARROS JUIZA DE DIREITO Titular da Comarca de Vara única de Salvaterra.

Em sua decisão a referida Juíza, " Segue afirmando que o aumento da tarifa de transporte hidroviário é desproporcional e abusivo, uma vez que a ARCON concedeu em março/2013 aumento de 19,06% e agora em junho/2014 concedeu novo aumento, totalizando o aumento da tarifa em 20%, enquanto que no mesmo período a inflação foi de 7%. Que inconformados com o aumento da tarifa de transportes hidroviário das balsas, em 22/06/2014 diversos usuários em protesto fecharam os portões de acesso à rampa de atração e saída das balsas, impedindo desde então que balsas atraquem no porto de Camará. Fato que estaria prejudicando o abastecimento de produtos das cidades atingidas pelo bloqueio do porto, inclusive quanto ao abastecimento de combustível que sustenta o fornecimento de energia elétrica.", tal era o entendimento que tomou a decisão em suspender o aumento estabelecido pelo Governo do Estado, ou seja, pelo Sr. Pulha Jatene.

O Movimento Acorda Marajó, acredita que essa liminar deve ser mantida, eu pelo meu lado, vou torcer para que ela seja mantida.
Mas só para lembrar por que estamos lutando vou anexar o vídeo com as justificativas para fecharmos o porto, revivendo assim nossa história e lembrar qual o caminho que sempre optaremos: o da luta!


Nesse sentido o Movimento Acorda Marajó convoca a todos para um ato em solidariedade a de cisão da juíza, conforme texto retirado de sua fanpage no Facebook!

O MOVIMENTO ACORDA MARAJÓ, EM REUNIÃO DE SUA COORDENAÇÃO APROVOU A REALIZAÇÃO DE UM ATO POLÍTICO EM APOIO E SOLIDARIEDADE A COMARCA DE SALVATERRA, POIS NESSA QUARTA-FEIRA DIA 22, NO FÓRUM HAVERÁ UMA AUDIÊNCIA COM AS PARTES ENVOLVIDAS NA LIMITAR CONCEDIDA QUE PROÍBE O AUMENTO DA TARIFA EM 18%, CONCEDIDA PELO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, PARA A EMPRESA HENVIL TRANSPORTES. A LIMINAR FOI UMA SOLICITAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, ESTAREMOS NAS RUAS NA QUARTA PARA DEIXAR CLARO NOSSO APOIO A DECISÃO LIMINAR E A INICIATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA DECISÃO QUE CONGELA OS PREÇOS DAS TARIFAS NAS BALSAS BELÉM-CAMARÁ-BELÉM.

TODOS AO ATO.
CONCENTRAÇÃO: EM FRENTE A CÂMARA DE VEREADORES DE SALVATERRA: A PARTIR DA S 10 DA MANHÃ
fontte: www.facebook.com/acordamarajo

OBS. A AUDIÊNCIA COMEÇARÁ AS 13:00H.
Marcelo Bastos

0 comentários: