segunda-feira, 16 de março de 2015

A culpa é de quem?




Nesse domingo confesso fiquei mesmo assustado com o tamanho das manifestações, mas temos que observar os diversos conteúdos que foram para as ruas, as diferenças são tão gritantes que se apresentaram e tinha uma única base comum: eram em sua maioria fascistas!

Fico pensando no que escrever e ainda não sei bem, perplexo com tudo o que aconteceu, imagina como está a Dilma? Somos humanos e sentimos tudo que acontece ao nosso redor, ontem foi dado um duro recado para quem acredita que é possível construir uma sociedade melhor.

O problema que o recado dado indica um caminho de barbárie e não de sonhos, será que vale mesmo a pena lutar por essa humanidade? Mas, a culpa é de quem? È deles por estarem nas ruas?

Não acredito nisso, eles são apenas armas utilizadas contra nós, eles não sabem, por mais que acreditem no que estão fazendo, mas a verdade é que eles são inocentes úteis nas mãos do sistema. È do sistema, o mesmo sistema que ganhou e ainda ganha bilhões com a gestão de coalizão que o PT lidera.

A culpa é do PT? Sim, uma parte importante de culpa sim! Não pelos motivos que eles apresentaram, mas sim por que acredita que a mudança de paradigma possa ser estabelecidos dentro das fronteiras do capitalismo, sim é culpa do PT por alimentar um sonho, e não seguir com ele, mesmo com as dificuldades encontradas, o PT simplesmente deixou para trás a construção do Socialismo, deixou os núcleos de base, deixou os movimentos sociais, para se embriagar e encontros e seminários nacionais, isso fez com que as burocracia se movessem para “discutir” políticas públicas, que ainda em sua maioria não saíram do papel.

Sim o PT tem culpa, de ser o maior partido de esquerda da America Latina, e ter em suas fileiras liderança igual a do companheiro Lula, mas não basta mais ser ousado e desafiar os poderosos, ou alguém tinha a ilusão que eles não iriam resistir e lutar para manter seus privilégios?

Sim o PT tem culpa, de negar a evolução de sua própria origem, que não é somente o caminho parlamentar e eleitoral, é também o da construção de consciências, no dia a dia, na nossa comunidade, na nossa escola, no nosso local de trabalho, fazer essa luta hegemônica, deixou de ser nossa principal bandeira, falamos tanto em Freire e simplesmente esquecemos que as palavras só terão forças quando viram práticas pedagógicas libertárias.

Sim o PT tem culpa, de mostrar que a sociedade pode mais, e que o Brasil pode ser um país melhor! Mas é necessário mexer mais nos privilégios de pouco, é necessário ampliar as conquistas sociais, isso significa mexer com interesses de poderosos inimigos, e para fazer isso é necessário ser prevenir, se organizar e acima de tudo, está mobilizado, mas estamos amarrados em uma institucionalidade capenga, que para nós, será apenas a “força da lei”, e serviremos de exemplo, para que nunca mais tenhamos coragem de lutar por justiça social!

Mas sabe, depois de tudo isso, acredito quem tem culpa mesmo sou eu, dormir demais, lutei de menos, fiz farra, deixei de escrever, deixei de ler, fui namorar, conhecer lugares e pessoas, resolvi viver uma vida que não me deixou ficar focado 24 horas nas lutas que sempre sonhei.

A culpa é minha, de não ter ido naquela reunião, de não ter elaborado aquele projeto, de não ter dado aquela orientação.

A culpa é minha, que o meu pedaço de tijolo desse muro que se chama civilização, esteja em pedaços e que somente consigo levar até o muro, frações do que eu deveria ter feito e realizado.

Mas, mesmo com todos os meus erros, vacilos e sofrimentos, não vou desistir dos meus sonhos, sei que o caminho agora será ainda mais difícil, sei que quando o negócio estourar de vez, pouco serão que estarão ao meu lado, defendendo a justiça social e a cidadania, por que só existe uma forma de existência desses conceitos: é lutando pelo Socialismo!

0 comentários: