quinta-feira, 30 de julho de 2015

"UMA NOVA LIDERANÇA É POSSÍVEL

Publico agora um artigo escrito pelo professor Caito Aragão, que discute se é possível o surgimento de uma nova liderança política dentro da esquerda e, mais precisamente dentro do PT, 


Diógenes Brandão - Ativista Digital e Editor do Blog "As Falas da Pólis"

A brilhante entrevista do ativista virtual Diógenes Brandão a rede de televisão local, na semana passada, coloca uma incógnita na cabeça da velha guarda da militância de esquerda: estará surgindo uma nova liderança no cenário político municipal? 

Brandão é um antigo militante social, mas sempre atuou nos bastidores das lutas sociais, em especial, no apoio aos movimentos popular e estudantil, assim como no crescimento e no fortalecimento do Partido dos Trabalhadores(PT). Porém, a partir da última década tem potencializado sua atuação na gestão e no monitoramento de uma das ferramentas mais poderosas do mundo e que tem arrebatado milhões de seguidores: as redes sociais, na internet. 

Todos sabem do efeito fulminante e instantâneo desse instrumento na vida das pessoas. Se alguém que expõe sua imagem cotidianamente nessa mídia, adquire notoriedade da noite para o dia, imagine quem detém o controle, a gestão e a liderança sobre essa máquina virtual e, agora, ocupa espaço na mídia tradicional (TV aberta)? 

Qualquer ser humano pode se tornar um "ciborgue virtual e real". É o que pode estar ocorrendo com o militante Diógenes. Com o poder de influenciar e "fazer" cabeças já feitas, de remover e adicionar em grupos virtuais pessoas, líderes políticos e até possíveis candidatos a qualquer cargo institucional, Brandão desponta como uma nova liderança num espaço político ocupado, secularmente, pelas mesmas "caras" da política local. 

E a pergunta que não quer calar e continua no ar é: está surgindo um novo nome nesse escaço território político-eleitoral? Será uma luz no fim do túnel para um cargo proporcional ou um vice majoritário para 2016? E qual será o seu papel no futuro? Quem sobreviver até lá, verá...

Caito Aragão

0 comentários: