domingo, 26 de março de 2017

A Degeneração do PT e a tola ideia de Lula 2018!



Passado alguns meses do Golpe que tirou Dilma da presidência, a esquerda e o PT continua com um processo esquizofrênico dramático, não consegue se contrapor a reconquista de território por parte da burguesia, sim meus amigos e amigas, ainda existe luta de classes, mas o tolos que abandonaram o marxismo não conseguem perceber que eles não podem abandonar a história e nem a realidade.

Todo o processo do Golpe começa quando o PT não consegue mais responder pela ansiedade permanente de lucros de classes abastardas e com isso gera um descontentamento nos setores médios, afinal não foram os banqueiros e nem o capital agropastoril, ou mesmo as grandes indústrias de base que foram a vanguarda do golpe.

Em todo caso esse debate ainda será longo, principalmente se consideramos o alinhamento desses setores ao capital internacional (estranho debate), visto que esses setores estão caminhando para um isolamento no cenário internacional, pois a mediocridade e o messianismo fascistas não permitem esses setores acompanhar o progressivo processo de desenvolvimento das relações capitalistas globais, onde a mais valia, pouco a pouco é substituída pela exploração esclarecida, conceito que mais tarde poderemos trabalhar. 

O que cabe aqui destacar é que esse setor ligado ao PMDB e ao presidente usurpador Temer estão em completa crise, e tende a se complicar ainda mais, pois os setores mais a direita se utilizam da lava jato para cerca esses dirigentes e os tornarem criminosos e cassa-los, como tem feito com o PT, obviamente que guardadas as devidas proporções.

O PT será cassado até o fim, todos os cenários futuros colocam o PT de joelhos para esses setores burgueses reacionários, e a falência e a falta de combatividade do PT têm inicialmente dois fatores que aqui serão analisados.

A Degeneração política do PT foi e ainda é o grande suporte para que os setores fascistas assumam o controle e o destino dos rumos políticos e com eles a agenda da luta política, que dia após dia o PT negligencia de forma criminosa, até o senhor Rui Costa Pimenta do PCO, consegue defender o PT melhor que o PT.

Esse processo de degeneração e complexo e não começou agora, aliais é algo que é estruturante do pensamento das esquerdas latino-americanas, que ainda é resquício do velho e nojento stalinismo, mas é melhor explicar, com a formação dos estados operários, a partir da revolução de 1917 na Rússia, e com a derrota da oposição de esquerda no comando do PCUS, depois da morte de Lenin, começou a se desenvolver uma nossa classe social, produto de dois movimentos distintos, mas complementares, a burocracia estatal ou burocracia stalinista. 

A partir da conquista do Estado e de sua passagem de estado burguês para operário, foi necessário cooptar agendes do estado ulterior e assim dar o mínimo de prosseguimento no processo de serviços e produtos estatais para a manutenção de suas ações diárias. Obviamente que esses agentes foram transformados em dirigentes do novo estado pela sua dita capacidade “técnica”, vale lembrar que a Rússia estava em guerra, em duas frentes, uma no exterior e outra interna, principalmente contras os Kulacks e os Cossacos Brancos.

O Estado em completo processo de crise, em plena guerra mundial, invernos com temperaturas abaixo dos 40º negativos, essa realidade impelia os dirigentes da revolução a tomarem medidas extremadas para que se pudesse superar a migração de um estado para o outro, o problema é que na medida em que esse processo se acelerava esses novos setores acabaram por ganhar espaços também no partido e com isso galgaram espaços maiores no próprio estado operário.

Até a vitória de Stalin esse processo não cessou, e quando assumiu o controle esse grupo passou a dirigir o Estado Operário abandonando todas as matrizes revolucionárias e dando inicio a caça aos jovens comunistas que dirigiram a revolução de outubro, culminando com o assassínio de Trotsky no México.

Obviamente que a nova classe de burocratas construiu todo um novo aparato ideológico que permitiria sobreviver e assim desenvolver sua gana de poder, como parasitas eles construíram diferentes mecanismo de acumulo individual de poder, seja em altos cargos no governo ou no partido, seja eles aplicando a teoria de Socialismo em um só país!

A partir dessas compreensões o Stalinismo começou a propagandear pelo mundo seu ideário, e com isso, e com todo o prestigio da Revolução de 1917, eles começaram a construir partidos comunistas no mundo, como o PCdoB no Brasil, que hoje de maneira envergonhada não se assume mais stalinista!

O problema é que esses setores não tinham um estado operário para se alimentar, e a URSS não poderia em plena guerra fria construir um linha de financiamento de revoluções pelo mundo, por dois motivo, a manutenção do bloco socialista e do Pacto de Varsóvia e o outro era por que a revolução não era algo que interessava a Moscou, muitas revoluções foram sufocadas pela própria orientação do próprio PCUS.

Então esses setores mobilizados começaram a praticar a parasitismo sindical, e as organizações populares, como o PCdoB faz até hoje, como por exemplo, a UNE. A distinta entre a ética burguesa e a nossa difere também na análise desse processo a critica não é simplesmente pela adoção desse método, pois ele é na verdade resultado de um processo histórico e complexo, que via de fato culminou com a própria extinção dos Estados Operários, mas nos países onde não havia ou nunca existiram os estados operários, esses canalhas, construíram verdadeiras gangues para a manutenção de sua parcela de poder.

No Brasil isso fica mais acentuado com a vitória dos setores fascistas pós 1964, e com o refluxo e com a clandestinidade esse processo foi por muito tempo não perceptível, e com a democratização esses setores migraram de outras células para o PT, mantendo seu DNA stalinista intacto, e com a retomada das entidades sindicais, estudantis e populares esses setores começaram novamente a serem burocratas parasitários dos aparatos populares e sindicais.

Contudo, a medida que o PT assume cada vez mais papeis no estado democrático, ganhando espaços em parlamentos e no poder executivo, esses parasitas começam a migrar para o controle político do PT, e assim começam a descontruir o PT enquanto partido operário para transforma-lo no que é hoje.

Deve se observar que as práticas políticas e a degeneração do PT são apenas resultados dessa política nefasta do Stalinismo, não é uma questão ética e nem moral da individualidade, mas sim de um transtorno coletivo vivido por esses agentes que sequer sabem o que fazem, pois esse processo é social e econômico.

Para que isso pudesse ocorrer de forma mais seguro, foi necessário desconstruir todo o PT, aprovando novas políticas de alianças, abandonando os movimentos sociais, deixando o Socialismo Petista de lado, mas acima de tudo conspirando com os mesmo setores médios que dirigiram o Golpe, o que nos passado os teóricos stalinistas chamavam de setores progressista da burguesia.

Não resta dúvida que o PT será cassado, se não agora, depois de 2018, e caso o Lula vença novamente, esse processo tende a se agravar, pois ao contrário do PT, esses setores não tem medo de esticar a corda até ela arrebentar.

Por isso é uma tragédia anunciada para toda esquerda apostar apenas em 2018, enquanto isso, a burguesia retoma para si todas as mínimas conquistas sociais do período anterior ao golpe.

Falar que temos que reagir significa recompor o PT e lutar, contra os setores que historicamente dirigem o PT, e não vejo o curto prazo que essa luta política possa ser travada, segundo esses setores parasitários ainda controlam o próprio PT e não percebem que seu modo de vida está francamente ameaçado, e que eles em função de sua covardia (produto de sua formação social) não permitem que eles elaborem saídas políticas inovadoras, e assim permanecer na luta pelo Socialismo.

Por fim, Lula 2018 é a forma em que esses setores imagina que podem continuar sua farra, de cargos e poder, mas eles não percebem que a democracia, tido para eles como universal, nada mais é que apenas um jogo de cartas marcadas que eles não dominam, prova disso é o golpe, apostar em Lula 2018, sem a articulação dos movimentos sociais e de um amplo movimentos de massas organizado e armado para o enfrentamento revolucionário é apenas mais um engodo, que já estamos cansados de repetir.






0 comentários: